Blog

Blog

29 de jul. de 2013

Boa tarde - Fique por dentro!



As belezas do Universo - sem ir muito longe de casa


Com toda tecnologia que temos hoje podemos ver a uma distância considerável pela vastidão do cosmos. E nessa vastidão vemos galaxias incríveis,  nebulosas magnificas, fragmentos de uma supernova, dentre outras milhares de coisas.

Mas achei este vídeo que não precisou ir muito longe pra mostrar toda a beleza e engenhosidade que existe no universo.

É um vídeo de ESA-Agência Espacial Européia que mostra imagens do nosso planeta e do nosso vizinho Marte alternando entre os dois magnificas paisagens captadas por nossos satélites que estão por ai a "vagar" :)



Haoma


Belíssima animação, que mostra uma vida diferente, em outro planeta, outro povo.
Mas assim como a nossa...


A vida se dá em ciclos e também se dá em escolhas!

O Som do Big Bang

O professor de física John Cramer recriou o que seria o som da grande explosão que deu origem ao universo há 13,8 bilhões de anos. Para isso, o pesquisador usou dados da radiação cósmica de fundo, o resquício do Big Bang e que preenche o universo.

O professor da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, teve a ideia de recriar o som do Big Bang quando foi perguntado se o som da explosão está gravado em algum lugar. Cramer respondeu que não, mas decidiu recriá-lo.

A radiação cósmica de fundo do universo é composta por ecos de luz que sobraram do Big Bang. Em seu artigo científico, Cramer explica que as variações de temperatura da radiação cósmica, na verdade, são o som do Big Bang.

O professor inseriu os dados no software Mathematica e depois os converteu em áudio há dez anos. O som era tão baixo que foi preciso aumentar a frequência em 100 septilhões de vezes (o 100 seguido de 24 zeros a mais) para ter as gravações em uma faixa ouvida por humanos.

Agora, Cramer conseguiu atualizar o som. Isso foi possível graças à sonda espacial Planck, que forneceu o mapa mais detalhado do universo. A sonda europeia enviada ao espaço em 2009 consegue distinguir variações de temperatura na radiação de fundo em alguns milionésimos de grau. Sua missão é detectar o rastro da primeira luz emitida depois da grande explosão.

Com os novos dados, Cramer refez o áudio, que agora representa o som do período entre 380.000 e 760.000 anos após o Big Bang. O professor ajustou o áudio para refletir a expansão do universo e aumentou a frequência para que o som pudesse ser ouvido por humanos. O efeito é parecido com o que os sismólogos descrevem como um terremoto de magnitude 9. Porém, se espalharia por todo o universo.

Ouça o som do Big Bang a seguir:




Fonte: info.abril

Como se corta o cabelo a um astronauta?

Quem nunca teve curiosidade em saber como os astronautas cortam o seu cabelo quando em missão espacial?
O astronauta Chris Hadfield, que vive atualmente na Estação Espacial Internacional, tem disponibilizado vários videos mostrando como é o seu dia-a-dia, desde preparar uma sanduíche até a abrir uma lata de frutos secos. Vale muito á pena para quem tem curiosidade sobre a rotina na ISS.


Nossa história em 1 minuto....


Todos nos imaginamos como se formou o universo,a nossa galaxia e o planeta Terra.
O vídeo abaixo  vai nos levar em uma viagem desde a explosão do Big-bang até a formação de vida na Terra,tudo isso em menos de 2 minutos, lembrando que o produtor do vídeo se baseou nas teorias mais atuais de formação do cosmos...



Restos de Ovnis...


Por mais que tenhamos fotos, filmes, relatos, avistamentos até hoje não temos acesso a nenhuma prova física da natureza dos ovnis, considerando a hipótese da origem extra-terrestre, como seria se tivéssemos uma amostra do material dessas naves????

Apesar de a hipótese de esperar um elemento diferente nunca antes visto na terra é a primeira alternativa que nos vem a cabeça, porém arrisco o palpite de supor que seria uma liga metálica pelo qual a nossa tecnologia atual não teria condições de produzir, afinal de contas, ainda supondo a natureza "alien" de uma nave que viajaria pelo espaço imaginemos a quantos anos estão a nossa frente?

Por fim posto um vídeo de Ufo Hunters do History Channel ao qual tratam do assunto.
Apesar de a critica afirmar do caráter sensacionalista da série, gosto de como conduzem experimentos e usam equipamentos que a maioria dos ufólogos amadores gostariam de ter...