Blog

Blog

14 de abr. de 2013

O que leva uma pessoa a cometer o suicídio?



O que leva uma pessoa a cometer suicídio? 

 Infelizmente, hoje em dia, as pessoas permitem que os seus problemas tomem conta delas, permitindo que eles a levem a fazer loucuras. Muitas pessoas chegam a se suícidar devido a problemas emocionais e meramente psicológicos, como um transtorno. Suicidar é quando a pessoa, por desejo de escapar de uma situação de sofrimento intenso, decide tirar sua própria vida.
Cerca de 30.000 pessoas de suicidam por ano nos EUA e em sua maioria são mulheres que tomam remédios em excesso ou veneno. Isso explica o fato doa homens tentarem se suícidar mais agressivamente, como enforcamento e arame de fogo. O suicídio não pode ser previsto.Mas alguns fatores podem indicar riscos,como fantasias de suícidio,idéias de suícidio abertamente faladas, preparação de um testamento, entre outros.
A cada dia que passa, se torna mais popular, atingindo também o mundo da fama. Dizem q Kurt Cobain (vocalista da banda grunge Nirvana) cometeu suícidio em abril de 1994, mas ninguém sabe ao certo o motivo. O que nos leva a duvidar se é realmente verdade que ele se matou ou que ele foi assassinado. Outra celebridade que cometeu suícidio foi Adolf Hitler. Mas ele tinha seus motivos explícitos e era uma pessoa impiedosa.
Já no Brasil, a história é diferente, 4,9 pessoas a cada 100 mil morrem por suicídio, mas sempre a maioria são mulheres e o Japão tem a mais alta taxa de suicídio do mundo industrializado (24,1 por 100.000 habitantes). O suicídio afeta todo o mundo, sem distinção de classe social, raça nem nacionalidade. Acredita-se que o meio cultural influencie as taxas de suicídio, pois é um tema que  aparece cada vez mais frequente em novelas e seriados. Altos níveis de coesão social e nacional reduzem as taxas de suicídio.









 As pessoas aposentadas, desempregadas, divorciadas, sem filhos, independentes, que vivem sozinhas, normalmente são aquelas acabam optando pelo suicídio, por não encontrarem mais razão de viver. Uma sensação de abandono as preenche devido a rejeição por aqueles que gosta. Um dos principais motivos para isso é o individualismo: as pessoas preferem passar horas assistindo um filme do que conversar com seus amigos e procurarem a união familiar. Depois não sabem porque o mundo está 'piorando', está tomado por egocêntricos.