Blog

Blog

6 de abr de 2013

Verdades reveladas


ZEITGEIST, THE MOVIE (1 e 2) - Verdades Reveladas




Literalmente traduzido como tempo (Zeit) e espírito (Geist), Zeitgeist (pronuncia-se zlt-glst)  é originalmente uma expressão alemã que significa "o espírito do tempo". Noutros países a palavra tem um significado diferente como "a mente do tempo", e aqui mente é entendida como o espírito mental (um estado mental). A palavra zeitgeist descreve o clima de uma era cultural e intelectual. Na língua alemã, a palavra tem muito mais camadas de significados que a própria tradução expõe aqui, incluindo o facto de que Zeitgeist só pode ser observado para momentos do passado.

Zeitgeist 1, The Movie é um documentário de 2007, produzido por  Peter Joseph, que nos mostra o mundo através de um novo olhar. Fala-nos do mito hipotético de Jesus, dos Ataques do 11 de Setembro no World Trade Center, fala-nos do Banco da Reserva Federal Americana e de algumas conspirações.

No seu 2º documentário, Zeitgeist 2 Addendum Peter Joseph pretende acordar, de um longo sono, a população apanhada nesta ilusão à qual chamamos realidade.
Para nos acordar Peter mostra-nos algumas verdades ocultas do nosso mundo. Entre elas, o sistema moderno de escravidão, a política de instituições como a Reserva Federal e algumas conspirações. Mostra-nos também como o dinheiro é criado a partir da dívida e como ele é criado do 'ar' (do nada, do vazio!). Para quem ainda não tem esta noção da realidade monetária pode ficar chocado com as bases de todo o sistema monetário que nos envolve.
Este segundo filme pretende também localizar as raízes da disseminada corrupção social, e tenta oferecer uma solução. Esta solução não é baseada  em política, moralidade ou leis, mas sim numa moderna compreensão do que nós somos e como nos alinhamos com a natureza, da qual fazemos parte. É-nos apresentado o trabalho da vida de  Jacqes Fresco em 'The Venus Project', o qual defende todo um novo sistema social...